quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Sobre o cuidado devido aos pobres e servos de Deus

Sobre o cuidado devido aos pobres e servos de Deus, das catequeses de São João Crisóstomo, XXX Homília sobre a Carta do Santo Apostolo Paulo aos Romanos.

“Mas agora vou a Jerusalém, a serviço dos santos. A Macedônia e a Acaia houveram por bem fazer uma coleta em prol dos santos de Jerusalém que estão na pobreza” Rm 15, 25-26.

Incita-os a dar esmola, e torná-los mais zelosos. Se não o planejasse, seria suficiente dizer: “Mas agora eu vou a Jerusalém”; todavia adicionou o motivo da viagem: “Mas agora eu vou”, afirma, “a serviço dos santos”. Para nesta palavra e raciocina que “eram devedores”; e: porque se os gentios participaram dos bens espirituais, eles devem por sua vez, servi-los nas coisas temporais.

“Não precisamos vos escrever sobre o amor fraterno; pois aprendestes de Deus a amar-vos mutuamente; é o que fazeis muito bem para com todos os irmãos” I Ts 4, 9-10.


Por que razão, depois de ter dissertado com tanto vigor acerca da temperança, e da maneira de agir, e que não são lastimáveis os irmãos que morreram, apresenta a caridade, principio de todos os bens, e deixando de lado os outros, declara: “Não precisamos vos escrever”? Daí evidenciam-se duas coisas: a primeira, que é questão tão necessária que dispensa o ensino, pois o que é assaz grande é manifesto a todos; a segunda incute maior pudor do que se admoestasse com palavras. VI Homilia.
Ajude o Eremitério da Santíssima Trindade. Nossas necessidades são grandes. Entre em contato conosco pelo e-mail: eremiteriodasantíssimatrindade@gmail.com ou via facebook inbox. Outros dados estão neste blog. Deus abençoe a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário